Os seres humanos precisam com urgência, criar mecanismos de reparação do meio ambiente, para que as gerações futuras possam usufruir em uma sociedade justa e ecologicamente sustentável. Porém, é preciso que se fale a mesma linguagem, da cooperação e da soma de esforços, saberes e conquistas na luta de preservação ao meio ambiente.
Nesse sentido, a escola possui papel importante na busca de solucionar e minimizar problemas ambientais. Loureiro (2006) destaca que, a Conferência de Tibilisi, realizada em outubro de 1977, referencia até os dias atuais, aponta a educação ambiental como meio educativo pelo qual pode-se compreender as dimensões ambientais e sociais, problematizar a realidade e buscar raízes da crise civilizatória. Uma das recomendações sugeridas aos Estados membros das Organizações das Nações Unidas, foi a implementação de políticas públicas específicas e revisões avaliativas sistemáticas, para a consolidação é universalização da educação ambiental.
A partir do paradigma ambiental que emerge na contemporaneidade o sistema educacional tem a importante função de contribuir, para as mudanças de comportamento do individuo. Nesse sentido, é imprescindível o papel da educação ambiental no currículo escolar, que deve acompanhar tais mudanças, de acordo com as necessidades que surgirem no decorrer dos tempos e dos problemas que se apresentam, pois somente através da educação com práticas educativas emancipatórias e que pode-se vislumbrar projetos voltados para o desenvolvimento de cidadãos ecologicamente corretos diante das questões ambientais.
A escola é um dos espaços ideal para a construção coletiva de conhecimento, onde as questões ambientais devem promover com urgência mudanças na qualidade de vida e maior consciência de conduta pessoal para preparar o individuo, para viver em sociedade, junto com o outro e com a natureza.Sendo assim este blog foi criado com o intuito de contribuir com atividades, reflexões e outros sobre o meio ambiente para que a comunidade escolar mude sua postura diante das questões ambientais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário