terça-feira, 22 de março de 2011

PARA REFLETIR!!!!!!!!!!!!!!!!!

Os seres humanos precisam com urgência, criar mecanismos de reparação do meio ambiente, para que as gerações futuras possam usufruir em uma sociedade justa e ecologicamente sustentável. Porém, é preciso que se fale a mesma linguagem, da cooperação e da soma de esforços, saberes e conquistas na luta de preservação ao meio ambiente.
Nesse sentido, a escola possui papel importante na busca de solucionar e minimizar problemas ambientais. Loureiro (2006) destaca que, a Conferência de Tibilisi, realizada em outubro de 1977, referencia até os dias atuais, aponta a educação ambiental como meio educativo pelo qual pode-se compreender as dimensões ambientais e sociais, problematizar a realidade e buscar raízes da crise civilizatória. Uma das recomendações sugeridas aos Estados membros das Organizações das Nações Unidas, foi a implementação de políticas públicas específicas e revisões avaliativas sistemáticas, para a consolidação é universalização da educação ambiental.
A partir do paradigma ambiental que emerge na contemporaneidade o sistema educacional tem a importante função de contribuir, para as mudanças de comportamento do individuo. Nesse sentido, é imprescindível o papel da educação ambiental no currículo escolar, que deve acompanhar tais mudanças, de acordo com as necessidades que surgirem no decorrer dos tempos e dos problemas que se apresentam, pois somente através da educação com práticas educativas emancipatórias e que pode-se vislumbrar projetos voltados para o desenvolvimento de cidadãos ecologicamente corretos diante das questões ambientais.

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